O plano de saúde cobre Saxenda? Saiba mais!
Por ser um medicamento de alto custo, o beneficiário pode ter dificuldades para ter o Saxenda coberto pelo plano de saúde. Saiba o que fazer!
Entre os medicamentos de alto custo, o Saxenda é recomendado pelos médicos em casos de perda de peso e controle de glicemia. Por estar entre os remédios desta categoria, muitas pessoas se perguntam se o plano de saúde o cobre ou não.
O Saxenda é um medicamento injetável, auxiliando no processo de emagrecimento de pessoas com obesidade ou que estejam acima do peso. No entanto, para que realmente tenha um bom efeito, o paciente deverá seguir uma dieta equilibrada, juntamente com a prática de exercícios físicos.
Quer saber se o seu plano de saúde cobre o Saxenda ou não? Continue a leitura e saiba qual o posicionamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre isso.
O que é Saxenda?
O Saxenda é um remédio indicado para pacientes que buscam o emagrecimento. No organismo, ele auxilia na redução do apetite, o que faz com que o usuário coma menos e, consequentemente, perca peso.
Em geral, o medicamento em questão pode causar a perda de até 10% do peso total do paciente, desde que haja a união do uso controlado do remédio com uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos.
O princípio ativo do medicamento é a liraglutida, que atua no controle do apetite. Além de estar presente no Saxenda, a substância também é encontrada em remédios indicados para o tratamento de diabetes.
O plano de saúde cobre tratamento à base de Saxenda?
De acordo com a Súmula 102 do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), diante da indicação médica para determinado tratamento, a operadora de saúde não pode se recusar a cobrir os custos envolvidos. No caso de medicamentos, a medida também é válida.
Não cabe à operadora de saúde opinar sobre o tratamento indicado pelo médico ao seu paciente. Sendo assim, havendo a indicação médica que coloca o Saxenda como melhor tratamento, o plano de saúde deve, sim, cobri-lo.
Além disso, caso o plano de saúde tenha, em seu contrato de prestação de serviços, a cobertura contra obesidade, a cobertura do medicamento deve ser garantida da mesma forma.
No entanto, nem sempre é isso que acontece. Em alguns casos, a empresa de saúde pode negar a cobertura afirmando que o fornecimento do medicamento não é obrigatório, uma vez que não está no rol de procedimentos da ANS.
Uma das possíveis causas que está por trás da negativa é o fato de o Saxenda ser um medicamento de alto custo, assim como outros remédios utilizados no tratamento de doenças crônicas. Infelizmente, essa situação não é incomum.
Quem pode ter um tratamento com Saxenda?
Para ter a indicação do Saxenda, o paciente deve se enquadrar em uma das seguintes situações:
- Adultos com obesidade, com o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30 kg/m2;
- Adultos com IMC acima de 27 kg/m2 com doenças associadas, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, dislipidemia e colesterol alto.
Para que o plano de saúde realmente forneça o medicamento, auxiliando o paciente tanto em sua saúde, como no aspecto financeiro, é essencial que o beneficiário tenha o pedido médico.
Sendo assim, é fundamental que o paciente passe por consultas e faça os exames pedidos pelo profissional da saúde que o acompanha.
Por outro lado, as contraindicações são para:
- Pacientes alérgicos à liraglutida ou a qualquer outro componente presente no medicamento;
- Crianças e adolescentes menores de 18 anos;
- Gestantes e lactantes;
- Usuários de outros remédios agonistas do receptor do hormônio GLP-1, como o Victoza (medicamento utilizado no tratamento contra diabetes).
Como conseguir o tratamento com Saxenda pelo plano de saúde?
Para ter a cobertura do Saxenda pelo plano de saúde, é preciso ter a indicação médica, comprovando a real necessidade do tratamento em questão. Sendo assim, o primeiro passo é marcar uma consulta com um médico especialista, para que ele analise profundamente o seu caso e possa receitar o medicamento.
Com a indicação médica, basta fazer a solicitação e aguardar a resposta da operadora.
E se o plano negar o medicamento?
Mesmo com a indicação médica indicando o Saxenda como melhor tratamento para o paciente, o plano de saúde ainda pode se negar a cobrir os custos envolvidos, podendo prejudicar o beneficiário que não tem como bancar o tratamento a longo prazo.
Se isso acontecer com você, peça à sua operadora de saúde a negativa da cobertura por escrito. Esse documento deve conter a razão explícita da negativa, e a empresa de saúde não pode se negar a entregá-lo.
Depois disso, há algumas coisas que você pode fazer para, finalmente, conseguir a cobertura do medicamento. Uma delas é entrar com uma ação contra o plano de saúde e pedir uma liminar.
A liminar é uma decisão judicial feita em situações urgentes. Sem ela, você provavelmente terá que esperar muito pelo resultado definitivo do pedido, o que pode trazer ainda mais prejuízos. Dependendo da sua cidade, você pode ter o documento em até 48 horas, apenas.
Na ação contra a operadora, você pode pedir a cobertura do Saxenda, ou, também, o reembolso do valor gasto com o medicamento de alto custo.
Outra alternativa é reclamar junto à ANS ou aos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. Por ele, você pode registrar sua reclamação online, pelo telefone, ou um dos postos físicos credenciados.
Já para entrar em contato com a ANS, ligue para 0800 701 9656 ou para 0800 021 2105 para deficientes auditivos. Você também pode fazer a reclamação online pelo Fale Conosco – para isso, é necessário fazer um cadastro.
Quer saber se você foi vítima de uma prática abusiva do seu plano de saúde? Conte com a ajuda da JusVita! Somos uma empresa especializada em auxiliar o beneficiário que teve ou está com problemas com o seu plano de saúde, inclusive o de negativa de medicamento.
O primeiro passo é responder gratuitamente o nosso formulário de avaliação. Depois, basta enviar as fotos dos documentos solicitados, bem como dos comprovantes relativos à cobertura ou fornecimento.
Feito isso, nosso time fará a análise completa do seu caso e entrará em contato com você em até 24 horas.
Ainda tem alguma dúvida sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco pelo telefone (11) 93023-7616 ou escreva para [email protected].