Negativa de cirurgia de fimose: entenda seus direitos e saiba o que fazer
Sabia que, dependendo da situação, a negativa de cirurgia de fimose pode ser indevida? Veja quais são os seus direitos neste caso!
A negativa de cirurgia de fimose é, infelizmente, uma das diversas situações desfavoráveis pelas quais o beneficiário de um plano de saúde pode passar. Mesmo depois de passar pelas consultas necessárias e de ter feito os exames pré-operatórios, o paciente ainda pode se deparar com a sua solicitação negada.
A cirurgia de fimose pode ser indicada quando o homem tem seu prepúcio enrijecido, dificultando a exposição da glande (a cabeça do pênis). A partir disso, ele pode ter dificuldades para urinar, dores ao ter relações sexuais, entre outros problemas.
Precisa fazer uma cirurgia de fimose, mas o plano de saúde negou a cirurgia? Saiba quais são os seus direitos neste caso e entenda as justificativas das operadoras de saúde ao negarem a cobertura do procedimento.
O plano de saúde pode negar uma cirurgia de fimose?
Cada plano de saúde possui a sua própria cobertura, de acordo com o que está previsto em contrato. No entanto, os procedimentos presentes no rol de coberturas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) – que é o órgão regulador e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil – devem estar presentes também em todos os planos, obrigatoriamente.
Acontece que a cirurgia de fimose consta neste rol de procedimentos, o que faz com que os planos de saúde tenham que cobri-la. Sendo assim, as operadoras de saúde não podem negar a cobertura do procedimento, tanto nos planos de segmentação ambulatorial, quanto nos planos de segmentação hospitalar.
Como fazer a cirurgia de fimose pelo plano de saúde?
Para conseguir fazer a cirurgia de fimose pelo plano de saúde, é fundamental que o paciente tenha a indicação médica para o procedimento.
Para isso, ele deve, primeiramente, agendar uma consulta com o urologista, que analisará o seu caso profundamente e, assim, poderá indicar a cirurgia como o tratamento adequado.
Apenas após o encaminhamento para a cirurgia a partir do médico responsável é que o beneficiário poderá solicitar a cobertura ao plano de saúde.
Além disso, ele também deve fazer todos os exames pré-operatórios e estar com o tempo de carência cumprido. Caso contrário, ele pode se deparar com a negativa de atendimento.
Por que a negativa de cirurgia de fimose acontece?
É verdade que a cirurgia de fimose – a postectomia – está inclusa no rol de procedimentos da ANS, o que faz da sua cobertura obrigatória aos planos de saúde. No entanto, ainda há casos em que a operadora se nega a cobrir os custos com o procedimento.
Uma das razões pela qual pode existir a negativa da cirurgia é a carência, que é o prazo que o beneficiário que acabou de assinar um contrato de plano de saúde deve aguardar para ter acesso a determinadas coberturas. No caso de procedimentos cirúrgicos, a definição da ANS é que o tempo seja de até 180 dias, no máximo.
Portanto, se o beneficiário pedir a cobertura da cirurgia sem ainda ter cumprido totalmente este prazo, a assistência médica pode negar o atendimento.
Em demais situações, o plano de saúde não pode se negar a cobrir a cirurgia de fimose, independente do tipo de segmentação do plano, uma vez que o procedimento é obrigatório para planos de todas as segmentações – exceto odontológica.
O que fazer diante da negativa de cirurgia de fimose?
Mesmo com a obrigatoriedade da cobertura da cirurgia de fimose garantida pela ANS, ainda é possível que algumas operadoras de saúde se neguem a cobrir os custos com o procedimento cirúrgico.
Ao receber a recusa de atendimento, o paciente deve pedir à empresa que lhe forneça a negativa da cirurgia por escrito. Além disso, a comunicação deve estar escrita de forma clara e objetiva, explicando adequadamente o porquê da não cobertura.
Vale saber que o fornecimento deste comunicado é obrigatório. A operadora de saúde não pode se recusar a entregá-lo ao beneficiário solicitante.
Outra alternativa é entrar com uma ação contra o plano de saúde. Neste caso, você pode pedir a cobertura da cirurgia, assim como o reembolso dos custos com o procedimento e uma compensação por todo o aborrecimento que teve.
Ou, ainda, é possível reclamar para a ANS ou para os órgãos de proteção ao consumidor. No Procon, por exemplo, você pode fazer a reclamação online ou por telefone, sem ter que ir até um posto credenciado.
Da mesma forma, a reclamação junto à ANS pode ser registrada pelo Disque ANS, pelo número 0800 701 9656.
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Comece preenchendo o nosso formulário de forma totalmente segura, gratuita e online. Depois, nos encaminhe as fotos dos documentos solicitados, bem como dos comprovantes relacionados à negativa de atendimento.
Assim, nossa equipe fará a análise completa do seu caso e, quando acabar, entrará em contato com você em até 24 horas.
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